MENSAGEM

MENSAGEM

domingo, 3 de março de 2013

Como saber se o pardal é MACHO ou FÊMEA?

REINO: Animalia
FILO: Chordata
CLASSE: Aves
ORDEM: Passeriformes
FAMÍLIA: Passeridae
GÊNERO: Passer
ESPÉCIE: Passer domesticus
NOME COMUM: Pardal-doméstico ou Pardal-comum

O pardal-doméstico (Passer domesticus) é uma ave da família Passeridae. A sua distribuição geográfica compreendida, originalmente, a maior parte da Europa e da Ásia, tendo sido introduzido acidental ou propositadamente na maioria da América, África, Austrália e Nova Zelândia. É atualmente a espécie de ave com maior distribuição geográfica no mundo.
Passer domesticus

Macho X Fêmea
Um dos casos mais interessantes de dimorfismo sexual é o que ocorre em Pardais. Como se pode ver no desenho ao lado, a diferença no tom das cores entre macho e fêmea não é grande, mas o macho apresenta uma área preta na garganta, que vai até o peito. O tamanho desta mancha é variável, e as fêmeas "preferem" os machos com as manchas maiores. O curioso é que isso acaba gerando uma hierarquia entre os machos, e aqueles com as maiores manchas "mandam" nos outros. Por exemplo, um pardal com uma grande área preta na garganta tem mais chances de dominar um território maior ou com mais disponibilidade de alimento que outro pardal com uma mancha menor.
Macho
Fêmea




FONTE:
http://naturalbelo.blogspot.com
http://pt.wikipedia.org/wiki/pardal-domestico
http://naturabelo.blogspot.com


23 comentários:

  1. Acabo de descobrir q meu Mingau é uma menina 😱😭

    ResponderExcluir
  2. Acabo de descobrir q meu Mingau é uma menina 😱😭

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkk entao pode por o nome dela de Polenta kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Estou com um pardalzinho aqui em casa, que achei na rua caído do ninho, e precisava dessa informação. Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado por informar quando é macho ou fêmea. É que minha mãe me chamou para dizer que tinha um pardal filhote na cozinha mas eram dois e um estava no quintal, eles eram filhotes. Acho que os dois são machos <3

    ResponderExcluir
  6. ola o que faço pra dar de comer? ela(a) bateu no vidro e teve dificuldades pra respirar...

    ResponderExcluir
  7. estou cuidando de um pardal que caiu aqui..agora está com 8 meses mas não voa..dei papinha de fubá. não pode dar agua, alimentei com seringa...depois comecei dar mamão.. agora come muito mas não voa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles tomam água sim, cuido de uma fêmea que caiu do ninho ainda bem filhote, ela tem as patinhas atrofiadas e por isso não voa alto, deixo água pra ela e ela bebe sim, quando ela era mais nova eu dava uma gotinha por vez na ponta do dedo.

      Excluir
    2. Você não deu água por 8 meses ? Por isso que ele não voa

      Excluir
    3. Meus Deus! Oito meses sem dar água ao bichinho!!! Só não pode dar água enquanto não tem penas! Depois é normal! caramba, voce não observa a natureza? Não lê no google? Tadinho do bicho...

      Excluir
  8. Aqui em casa são tratados paínco, quirerinha e farelo de pães... só falta comer na mão...

    ResponderExcluir
  9. Meu Vacilinho é uma Vacilinha rsrs Também caiu do ninho e tem uma asa atrofiada, até pula alto, mas não voa. Estamos tratando com painço. Ela gosta muito de tomar banho. Todos os dias quando trocamos a água ela toma banho.

    ResponderExcluir
  10. achei um pardal agorinha, estou tratando dele(a) com banana. O curioso é que pouco tempo atrás achei meu bananinha, um sanhaço macho caído do ninho. Acho que a família aumentou kkk obrigada pela informação.

    ResponderExcluir
  11. Obrigada pela informaçãooo!!!

    ResponderExcluir
  12. oque eu faco quando tem um filhote abandonado no ninho?

    ResponderExcluir
  13. Caramba até entre os pardais , quem tem o trem maior é o que as fêmeas preferem

    ResponderExcluir