MENSAGEM

MENSAGEM

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

ENEM - 2010 a 2012

Provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) – 2010 a 2012



01) (ENEM 2012) Em certos locais, larvas de moscas, criadas em arroz cozido, são utilizadas como iscas para pesca. Alguns criadores, no entanto, acreditam que essas larvas surgem espontaneamente do arroz cozido, tal como preconizado pela teoria da geração espontânea.
Essa teoria começou a ser refutada pelos cientistas ainda no século XVII, a partir dos estudos de Redi e Pasteur, que mostraram experimentalmente que:

A)    seres vivos podem ser criados em laboratório.
B)    a vida se originou no planeta a partir de microrganismos.
C)    o ser vivo é oriundo da reprodução de outro ser vivo pré-existente.
D)   seres vermiformes e microrganismos são evolutivamente aparentados.
E)    vermes e microrganismos são gerados pela matéria existente nos cadáveres e nos caldos nutritivos, respectivamente.

02) (ENEM 2011) Os personagens da figura estão representando uma situação hipotética de cadeia alimentar.

Disponível em: http://www.cienciasgaspar.blogspot.com.

Suponha que, em cena anterior à apresentada, o homem tenha se alimentado de frutas e grãos que conseguiu coletar. Na hipótese de, nas próximas cenas, o tigre ser bem-sucedido e, posteriormente, servir de alimento aos abutres, tigre e abutres ocuparão, respectivamente, os níveis tróficos de:

A)    produtor e consumidor primário.
B)    consumidor primário e consumidor secundário.
C)    consumidor secundário e consumidor terciário.
D)   consumidor terciário e produtor.
E)    consumidor secundário e consumidor primário.

03) (ENEM 2011) Os vaga-lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento. O macho reconhece a fêmea de sua espécie e, atraído por ela, vai ao seu encontro. Porém, existe um tipo de vaga-lume, o Photuris, cuja fêmea engana e atrai os machos de outro tipo, o Photinus, fingindo ser desse gênero. Quando o macho Photinus se aproxima da fêmea Photuris, muito maior que ele, é atacado e devorado por ela.

BERTOLDI, O. G. VASCONCELLOS, J. R. Ciência & sociedade: a aventura da vida, a aventura da tecnologia: São Paulo: Scipione, 2000 (adaptado).

A relação descrita no texto, entre a fêmea do gênero Photuris e o macho do gênero Photinus, é um exemplo de
A)    comensalismo.
B)    inquilinismo.
C)    cooperação.
D)    predatismo.
E)    mutualismo.

04) (ENEM 2011)

De acordo com o relatório “A grande sombra da pecuária” (Livestock’s Long Shadow), feito pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação, o gado é responsável por cerca de 18% do aquecimento global, uma contribuição maior que a do setor de transportes.
Disponível em: www.conpet.gov.br. Acesso em: 22 jun. 2010.

A criação de gado em larga escala contribui para o aquecimento global por meio da emissão de:

A)    metano durante o processo de digestão.
B)    óxido nitroso durante o processo de ruminação.
C)    clorofluorcarbono durante o transporte de carne.
D)   óxido nitroso durante o processo respiratório.
E)    dióxido de enxofre durante o consumo de pastagens.

05) (ENEM 2012) Quando colocados em água, os fosfolipídios tendem a formar lipossomos, estruturas formadas por uma bicamada lipídica, conforme mostrado na figura. Quando rompida, essa estrutura tende a se reorganizar em um novo lipossomo.

Disponível em: http://course1.winona.edu. Acesso em: 1 mar. 2012 (adaptado).

Esse arranjo característico se deve ao fato de os fosfolipídios apresentarem uma natureza:

A)    polar, ou seja, serem inteiramente solúveis em água.
B)    apolar, ou seja, não serem solúveis em solução aquosa.
C)    anfotérica, ou seja, podem comportar-se como ácidos e bases.
D)   insaturada, ou seja, possuírem duplas ligações em sua estrutura.
E)    anfifílica, ou seja, possuírem uma parte hidrofílica e outra hidrofóbica.

06) (ENEM 2011) Nos dias de hoje, podemos dizer que praticamente todos os seres humanos já ouviram em algum momento falar sobre o DNA e seu papel na hereditariedade da maioria dos organismos. Porém, foi apenas em 1952, um ano antes da descrição do modelo do DNA em dupla hélice por Watson e Crick, que foi confirmado sem sombra de dúvidas que o DNA é material genético. No artigo em que Watson e Crick descreveram a molécula de DNA, eles sugeriram um modelo de como essa molécula deveria se replicar. Em 1958, Meselson e Stahl realizaram experimentos utilizando isótopos pesados de nitrogênio que foram incorporados às bases nitrogenadas para avaliar como se daria a replicação da molécula. A partir dos resultados, confirmaram o modelo sugerido por Watson e Crick, que tinha como premissa básica o rompimento das pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas.
GRIFFITHS, A. J. F. et al. Introdução à Genética. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

Considerando a estrutura da molécula de DNA e a posição das pontes de hidrogênio na mesma, os experimentos realizados por Meselson e Stahl a respeito da replicação dessa molécula levaram à conclusão de que:

A)  a replicação do DNA é conservativa, isto é, a fita dupla filha é recém – sintetizada e o filamento parental é conservado.
B)  a replicação do DNA é dispersiva, isto é, as fitas filhas contêm DNA recém-sintetizado e parentais em cada uma das fitas.
C)  A replicação é semiconservativa, isto é, as fitas filhas consistem de uma fita parental e uma recém-sintetizada.
D)  A replicação do DNA é conservativa, isto é, as fitas filhas consistem de moléculas de DNA parental.
E)  A replicação é semiconservativa, isto é, as fitas filhas consistem de uma fita molde e uma fita codificada.

07) (ENEM 2010) A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é a manifestação clínica da infecção pelo vírus HIV, que leva, em média, oito anos para se manifestar. No Brasil, desde a identificação do primeiro caso de AIDS em 1980 até junho de 2007, já foram identificados cerca de 474 mil casos da doença. o país acumulou, aproximadamente, 192 mil óbitos devido à AIDS até junho de 2006, sendo as taxas de mortalidade crescentes ate meados da década de 1990 e estabilizando-se em cerca de 11 mil óbitos anuais desde 1998. [...] A partir do ano 2000, essa taxa se estabilizou em cerca de 6,4 óbitos por 100 mil habitantes, sendo esta estabilização mais evidente em São Paulo e no Distrito Federal.
Disponível em: http://www.aids.gov.br. Acesso em: 01 maio 2009 (adaptado).

A redução nas taxas de mortalidade devido à AIDS a partir da década de 1990 é decorrente:

A)    do aumento do uso de preservativos nas relações sexuais, que torna o vírus HIV menos letal.
B)    da melhoria das condições alimentares dos soropositivos, a qual fortalece o sistema imunológico deles.
C)    do desenvolvimento de drogas que permitem diferentes formas de ação contra o vírus HIV.
D)   das melhorias sanitárias implementadas nos últimos 30 anos, principalmente nas grandes capitais
E)    das campanhas que estimulam a vacinação contra o vírus e a busca pelos serviços de saúde.

08) (ENEM 2012)

DAVIS, J. Garfield está de dieta. Porto Alegre: L&PM, 2006.

A condição física apresentada pelo personagem da tirinha é um fator de risco que pode desencadear doenças como:
A)    Anemia.                            D) Escorbuto.
B)    Beribéri.                            E) Fenilcetonúria.
C)    Diabetes.

09) (ENEM 2012) A doença de Chagas afeta mais de oito milhões de brasileiros, sendo comum em áreas rurais. É uma doença causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e transmitida por insetos conhecidos como barbeiros ou chupanças.
Uma ação do homem sobre o meio ambiente que tem contribuído para o aumento dessa doença é:

A)    o consumo de carnes de animais silvestres que são hospedeiros do vetor da doença.
B)    a utilização de adubos químicos na agricultura que aceleram o ciclo reprodutivo do barbeiro.
C)    a ausência de saneamento básico que favorece a proliferação do protozoário em regiões habitadas por humanos.
D)   a poluição dos rios e lagos com pesticidas que exterminam o predador das larvas do inseto transmissor da doença.
E)    o desmatamento que provoca a migração ou o desaparecimento dos animais silvestres dos quais o barbeiro se alimenta.

10) (ENEM 2010) A vacina, o soro e os antibióticos submetem os organismos a processos biológicos diferentes. Pessoas que viajam para regiões em que ocorrem altas incidências de febre amarela, de picadas de cobras peçonhentas e de leptospirose e querem evitar ou tratar problemas de saúde relacionados a essas ocorrências devem seguir determinadas orientações.

Ao procurar um posto de saúde, um viajante deveria ser orientado por um médico a tomar preventivamente ou como medida de tratamento:

A)    antibiótico contra o vírus da febre amarela, soro antiofídico caso seja picado por uma cobra e vacina contra a leptospirose.
B)    vacina contra o vírus da febre amarela, soro antiofídico caso seja picado por uma cobra e antibiótico caso entre em contato com a Leptospira sp.
C)    soro contra o vírus da febre amarela, antibiótico caso seja picado por uma cobra e soro contra toxinas bacterianas.
D)   antibiótico ou soro, tanto contra o vírus da febre amarela como para veneno de cobras, e vacina contra a leptospirose.
E)    soro antiofídico e antibiótico contra a Leptospira sp e vacina contra a febre amarela caso entre em contato com o vírus causador da doença.

11) (ENEM 2010) O uso prolongado de lentes de contato, sobretudo durante a noite, aliado a condição precárias de higiene representam fatores de risco para o aparecimento de uma infecção denominada ceratite microbiana, que causa ulceração inflamatória da córnea. Para interromper o processo da doença, é necessário tratamento antibiótico. De modo geral, os fatores de risco provocam a diminuição da oxigenação corneana e determinam mudanças no seu metabolismo, de um estado aeróbico para anaeróbico. Como decorrência, observa-se a diminuição no número e na velocidade de mitoses do epitélio, o que predispõe ao aparecimento de defeitos epiteliais e à invasão bacteriana.
CRESTA, F. Lente de contato e infecção ocular. Revista Sinopse de Oftalmologia. São
Paulo: Moreira Jr.,v.04, n.04, 2002 (adaptado).

A instalação das bactérias e o avanço do processo infeccioso na córnea estão relacionados a algumas características gerais desses microrganismos, tais como:

A)    A grande capacidade de adaptação, considerando as constantes mudanças no ambiente em que se reproduzem e o processo aeróbico como a melhor opção desses microrganismos para a obtenção de energia.
B)    A grande capacidade de sofre mutações, aumentando a probabilidade do aparecimento de formas resistentes e o processo anaeróbico da fermentação como a principal via de obtenção de energia.
C)    A diversidade morfológica entre as bactérias, aumentando a variedade de tipos de agentes infecciosos e a nutrição heterotrófica, como forma de esses microrganismos obterem matéria-prima e energia.
D)   O alto poder de reprodução, aumentando a variabilidade genética dos milhares de indivíduos e a nutrição heterotrófica, como única forma de obtenção de matéria-prima e energia desses microrganismos.
E)    O alto poder de reprodução, originando milhares de descendentes geneticamente idênticos entre si e a diversidade metabólica, considerando processos aeróbicos e anaeróbicos para a obtenção de energia.

12) (ENEM 2010) Os frutos são exclusivos das angiospermas, e a dispersão das sementes dessas plantas é muito importante para garantir seu sucesso reprodutivo, pois permite a conquista de novos territórios. A dispersão é favorecida por certas características dos frutos (ex.: cores fortes e vibrantes, gosto e odor agradáveis, polpa suculenta) e das sementes (ex.: presença de ganchos e outras estruturas fixadoras que se aderem às pernas e pelos de animais, tamanho reduzido, leveza e presença de expansões semelhantes a asas). Nas matas brasileiras, os animais da fauna silvestre têm uma importante contribuição na dispersão de sementes e, portanto, na dispersão de sementes e, portanto, na manutenção da diversidade da flora.
CHIARADIA, A.. Mini-manual de pesquisa: Biologia. Jun. 2004 (adaptado).

Das características de frutos e sementes apresentadas, quais estão diretamente associadas a um mecanismo de atração de aves e mamíferos?

A)    Ganchos que permitem a adesão aos pelos e penas.
B)    Expansões fixadoras que se aderem às asas da flutuação.
C)    Estruturas fixadoras que se aderem às asas das aves.
D)   Frutos com polpa suculenta que fornecem energia aos dispersores.
E)    Leveza e tamanho reduzido das sementes, que favorecem a flutuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário